Meu cacho não é moda

by Fernanda Vieira

Alt Text

"No início foi muito difícil, todos me perguntavam quando eu iria retocar a raiz, que já estava crescida, outros falavam que meu cabelo estava estranho por causa das duas texturas distintas. Me segurei ao apoio que eu tinha e continuei com minha decisão, depois de um ano e meio fui ao salão e cortei meu cabelo pela primeira vez, a cabelereira não entendeu que eu desejava me livrar da textura lisa e cortou como sugeri mesmo ela sabendo que ainda ficaria algumas partes indesejadas, talvez por estar perdendo uma cliente ou seilá o quê. No mesmo dia, havia uma menina bem jovem, sentada numa das cadeiras do lugar, passando pelo exaustivo processo por qual passei inúmeras vezes. A minha vontade era de dizer que ela era linda do jeito que era e que não precisava fazer aquilo, mas me contive pois cada um leva um tempo para se descobrir, para mim demoraram 3 anos.

3 anos tentando me encaixar, tentando entrar no "padrão", tentando sair do foco das rodas de chacota por causa do meu estilo. Alisei meu cabelo por ver o resto da minha autoestima ser aniquilada por comentários maldosos, olhava no expelho e pensava que se eu fosse igual a eles, não me incomodariam mais, o fato é que depois da química, o alvo dos comentários passaram a ser minhas roupas, meu jeito e o que eu falava. Fiquei ainda pior em saber que nada que fizesse iria me tirar de foco. Me senti aliavida quando finalmente se formaram e não precisáva-mos dividir o mesmo ônibus todos os dias.

Com o tempo uma colega de sala assumiu seus cachos, achei aquilo incrível, depois disso fui descobrindo que o reflexo do expelho não tinha nada a ver comigo, estava me escondendo numa personalidade que não era minha então resolvi mudar, resolvi que não ia mais pagar para continuar vazia de espírito, com isso deixei meu cabelo crescer até um tamanho que eu pudesse cortar de modo que não ficasse tão curto e claro me inspirei muito, descobri meu cabelo e a mim mesma.

Eu venci a transição capilar por vontade própria e por apoio que recebi de algumas pessoas, e foi a melhor coisa que fiz na vida, hoje me vejo e me exergo completa. Só o meu íntimo sabe o que senti quando vi cada parte lisa cair aos meus pés, posso dizer que a primeira coisa foi liberdades, mas o resto é indescritível. O aprendizado não acabou, a cada dia que passa vejo no meu reflexo uma versão diferente, a diferença é que em todas elas não finjo mais ser outra pessoa, nem me importo com estar ou não em algum padrão.

E hoje vejo aquelas mesmas pessoas que um dia me magoaram, curtindo e comentando minhas fotos, bom só tenho a agradecê-las, pois aprendi me amar muito mais depois do que fizeram. Muita gente me elogia, elogia meu cabelo, mas não perguntam o motivo pelo qual mudei. O ser humano se tornou uma ilha, assim como diz uma música por aí. Agora cabelo cacheado é moda, mas tem uma frase que gosto muito e que é perfeita para afirmar que esse lema da sociedade não é verdade: "Meu cabelo é o reflexo da minha liberdade"

Não se trata de moda e sim de resistência e amor."

Confidências de uma moça atualmente empoderada e orgulhosamente cacheada <3

HTML Comment Box is loading comments...