
Eu sei que um monte de gente acha o máximo essa coisa de escrever ou de quem escreve, mas já pararam pra pensar como acontece o processo de escrita?
Pois é, meus amigos, não é nada fácil. É difícil se debruçar sobre um tema e escrever quando vários outros estão rondando sua mente. Se torna uma bagunça, para você pode fazer sentido até certo ponto. Porém, quando transformada em frases, formam um texto tão desastroso, sem mensagem, sem ordem, sem sentido, sem nada.
Um monte de palavras juntas sem nenhuma conexão a olhares alheios, como se a professora do jardim de infância tivesse aberto a caixinha de letras e despejado todo o seu conteúdo sobre uma página em branco no meio da sala, claro que as crianças não entendem nada diante daquele montante desorganizado de letras.
Resumindo: eu sou a professora e as crianças são os que leem o que eu escrevo. É muito difícil canalizar toda a gramática num só tema e escrever de forma que sua mensagem seja clara, ou melhor, é muito difícil se reter a um só tema.
Quando escrevemos, montamos mentalmente um roteiro e “a moral do texto”, que é o que pretendemos com o texto. Ótimo. Só escrever...
Quem dera se essa linha seguisse reta, o que acontece em geral é que durante a escrita perdemos o foco, nos desvencilhamos do nosso propósito, perdemos palavras chaves e até frases importantes.
Escreve, apaga, escreve, apaga...
No fim, lemos, relemos, e não tinha absolutamente nada com a ideia inicial, não vemos a tal moral explícita ali. Que desastre!
Um texto é construído por inúmeros altos e baixos de escrita.
Atualmente, vários temas deveriam ter seu devido foco, e dentre eles é difícil escolher por onde começar. Levando em consideração que vivemos em mundo que está precisando de tudo e mais alguma coisa.
Digamos que o texto tá lá prontinho. Nossa, consegui!
Tudo pronto… que nada. Não escrevemos para só para nós, certo?
Acredito que todo processo que envolva pessoas se torna delicado de controlar, a escrita não é diferente. Escrevemos nossos pensamentos e sentimentos para que outras pessoas leiam, outras pessoas que talvez sejam alheias a nós, aos nossos valores, princípios, pessoas com um pré-conceito totalmente diferente aos nossos, entre outras coisas.
O fato é que tudo nessa vida tem dois lados, quando as pessoas que leem nossos textos, partilham do mesmo pensamento que nós, entendem nosso objetivo, é ótimo, ou até mesmo quando não partilham da mesma opinião e respeitam a nossa, maravilhoso! O problema é quando a pessoa não partilha do mesmo pensamento e não o respeita, é desgastante!
Começam a distorcer sua escrita, sabe “tudo o que disser será usado contra você no tribunal...blá blá”, exatamente isso.
Muitos mais fácil escrever textos sem opiniões né?
Discorrer sobre temas de forma fria e imparcial, sem dilemas, sem problemas, sem opinião, sem argumentos, sem escopo... Sem nada.
Seu texto diz muito sobre quem você é, então não passe uma ideia errada de você só por serem letras. Afinal, para quem vai estar mentindo senão para você mesmo?